#profile-container h2.sidebar-title {display:none;} O PASCÃO

Sunday, April 11, 2004

 
QUEM FOI DOM SILVÉRIO?

Na escola nos ensinam coisas sobre São Marcelino Champagnat (vejam como sou idoso: o conheci, e por anos me referi a ele, apenas como Marcelino Champagnat. Ele foi canonizado na minha 7ª série, acho, o que dá 1999, para os que não sabem).

Mas nunca nos falaram sobre Dom Silvério.

Teoria da conspiração: será que existe algo sobre Dom Silvério que o Colégio não quer que a gente saiba...?

Dom Silvério Gomes Pimenta, ou Pimentinha Pica-Dura, como era conhecido, nasceu em Congonhas do Campo, Minas Gerais, no ano de 1840. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, e, de acordo com o site da organização

" (...) Como jornalista, D. Silvério fundou e dirigiu, em Mariana, o Bom Ladrão, O Viçoso, O D. Viçoso e o D. Silvério, editados sob sua orientação e dirigidos pelos padres Severiano de Resende e Luís Espechit.(...) "

Vejam só. Dom Silvério não apenas escreveu um jornal chamado "O Bom Ladrão" (que com certeza já diz muito sobre porque o Colégio escolheu o seu nome), como também, por conclusão óbvia, foi jornalista. Tsc,tsc.

Resta a mim apenas pegar alguns textos do Pimentinha. Eis aqui um pedacinho:

"(...) Do sítio chamado Pitangui, em que residia o guarda-mor, ao Caraça são três léguas de caminho nesse tempo aspérrimo, difícil e perigoso, por haverem-se de atravessar despenhadeiros, onde o menor tropeço precipitava em profundos abismos cavaleiros e cavalgaduras. Venceram contudo estas dificuldades sem apear, e foram montados até as escadas do Caraça.

É o Caraça um dos mais venerados santuários da Província de Minas; fundado pelo irmão Lourenço, o qual fugindo da perseguição que o ímpio marquês de Pombal movia a quanto era bem, veio sepultar-se nessas solidões, e consagrara Deus o restante de seus dias. Seu testamento feito em Mariana a 20 de março de 1806 não abona a opinião dos que o dão por homem de alta fidalguia portuguesa (....)


Noto aqui duas coisas : 1) não existe muita diferença entre o estilo de Dom Silvério e o estilo de Beto Gameiro em seus editoriais do Fala, Marista!, e 2) notem como Pimentinha já vem querendo meter o bedelho no testamento dos outros.

Os textos e as informações biográficas foram extraídos do site da Academia Brasileira de Letras, da qual Silvério de fato foi membro. Vejam a fonte:

http://www.academia.org.br/cads/19/dsilver.htm


Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?